Meu Blog de aventuras

Leia o Blog a partir das primeiras postagens


terça-feira, 12 de julho de 2011

Passaporte para o Atacama.

Lander
O Passaporte para o Atacama





Após algumas modificações, instalando alguns acessórios a moto muda de categoria.

High Lander Touring Limited Edition



O item mais caro e mais importante na minha viagem é a motocicleta, como dinheiro é uma coisa que não “abunda”, desde o início tenho em mente que a maquina teria que ser confiável e econômica, além de propiciar o mínimo de conforto, potencia e segurança.

Após vários conselhos de amigos motociclistas que já fizeram viagens desse porte, ficou claro que a melhor escolha seria uma motocicleta de uso misto, que se comporta-se bem tanto no asfalto como na terra, encarando qualquer tipo de terreno.

A escolha então ficou reduzida entre, quatro opções; Honda Falcon NX4 400cc, Honda XRE 300cc, Yamaha Lander 250cc e a Yamaha Teneré 250cc. Cada uma tem seus pontos a favor e seus pontos contra, a Falcon embora seja a mais robusta não se fabrica mais e para achar uma em bom estado tem que se procurar e estar disposto a gastar, a XRE e a Teneré, são mais leves e econômicas, além de dispor de injeção eletrônica que facilita a vida nas altitudes dos Andes já o preço é maior que o da Falcon, já a Lander dispõe da mesma maquina da Teneré, só que tem uma autonomia bem menor, em compensação tem o preço bem menor que as concorrentes.

A oportunidade apareceu e eu resolvi abraçar a Lander 250cc, uma moto semi-nova com dois anos de uso e 3.400km rodados. A diferença de preço entre minha compra e as alternativas, pagam os custos da viagem.

Ficha técnica da Lander.


MOTOR
Quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas, comando simples no cabeçote (SOHC) com refrigeração mista ar/óleo, 249 cm³
POTÊNCIA
21 cv a 7.500 rpm
TORQUE
2,1 kgf.m a 6.500 rpm
ALIMENTAÇÃO
Injeção eletrônica
CÂMBIO
Cinco marchas
TRANSMISSÃO
Corrente
PARTIDA
Elétrica
RODAS
Dianteira de aro 21” e traseira de aro 18”
PNEUS
Dianteiro 80/90-21; traseiro 120/80-18
CHASSI
Quadro semi-berço duplo em aço, com comprimento de 2.125 mm, entreeixos de 1.390 mm, distância do solo de 245 mm, altura do assento de 875 mm e peso a seco de 130 kg
TANQUE
11 l (incluindo 4,3 l de reserva)
SUSPENSÃO
Dianteira com garfo telescópico de com 240 mm de curso; traseira monoamortecida com links com 220 mm de curso
FREIOS
Dianteiro com disco de 245 mm, com pinça de dois pistões; traseiro com disco de 203 mm pinça simples
COR
Azul

2 comentários:

  1. Oi Marshal, é o Pado
    Passei por aqui pra ler seu blog, e pretendo acompanhar esta sua viagem para o atacama. Talvez eu possa te ajudar com algumas dicas da minha viagem, em dezembro2010.
    Boa escolha a sua Lander. Tive uma X 2008 antes da minha moto atual, e gostei bastante. Mas deixa eu te dar uns toques: acessório obrigatório para se viajar de Lander, um banco especial, de preferencia o Erê do RJ. Acredite, esses bancos de motos trial judiam das partes baixas, e isso pode até interromper uma viagem.
    Outra coisa, pesquise no site HighLanders um reforço que os caras inventaram para a traseira não quebrar com o peso do bauleto, coisa que infelizmente acontece com frequencia na Lander.
    Se puder te ajudar com algumas dicas sobre a moto e sobre a viagem é só falar.
    Qq coisa me escreve no uol que aí eu vejo mais rápido. pado2734 arr uol
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas preciosas, anotei o e-mail e vamos mantendo contato.
    valeu

    ResponderExcluir