Lander
O Passaporte para o Atacama
Após algumas modificações, instalando alguns acessórios a moto muda de categoria.
High Lander Touring Limited Edition
O item mais caro e mais importante na minha viagem é a motocicleta, como dinheiro é uma coisa que não “abunda”, desde o início tenho em mente que a maquina teria que ser confiável e econômica, além de propiciar o mínimo de conforto, potencia e segurança.
Após vários conselhos de amigos motociclistas que já fizeram viagens desse porte, ficou claro que a melhor escolha seria uma motocicleta de uso misto, que se comporta-se bem tanto no asfalto como na terra, encarando qualquer tipo de terreno.
A escolha então ficou reduzida entre, quatro opções; Honda Falcon NX4 400cc, Honda XRE 300cc, Yamaha Lander 250cc e a Yamaha Teneré 250cc. Cada uma tem seus pontos a favor e seus pontos contra, a Falcon embora seja a mais robusta não se fabrica mais e para achar uma em bom estado tem que se procurar e estar disposto a gastar, a XRE e a Teneré, são mais leves e econômicas, além de dispor de injeção eletrônica que facilita a vida nas altitudes dos Andes já o preço é maior que o da Falcon, já a Lander dispõe da mesma maquina da Teneré, só que tem uma autonomia bem menor, em compensação tem o preço bem menor que as concorrentes.
A oportunidade apareceu e eu resolvi abraçar a Lander 250cc, uma moto semi-nova com dois anos de uso e 3.400km rodados. A diferença de preço entre minha compra e as alternativas, pagam os custos da viagem.
Ficha técnica da Lander.
MOTOR | Quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas, comando simples no cabeçote (SOHC) com refrigeração mista ar/óleo, 249 cm³ |
POTÊNCIA | 21 cv a 7.500 rpm |
TORQUE | 2,1 kgf.m a 6.500 rpm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
CÂMBIO | Cinco marchas |
TRANSMISSÃO | Corrente |
PARTIDA | Elétrica |
RODAS | Dianteira de aro |
PNEUS | Dianteiro 80/90-21; traseiro 120/80-18 |
CHASSI | Quadro semi-berço duplo em aço, com comprimento de |
TANQUE | |
SUSPENSÃO | Dianteira com garfo telescópico de com |
FREIOS | Dianteiro com disco de |
COR | Azul |
Oi Marshal, é o Pado
ResponderExcluirPassei por aqui pra ler seu blog, e pretendo acompanhar esta sua viagem para o atacama. Talvez eu possa te ajudar com algumas dicas da minha viagem, em dezembro2010.
Boa escolha a sua Lander. Tive uma X 2008 antes da minha moto atual, e gostei bastante. Mas deixa eu te dar uns toques: acessório obrigatório para se viajar de Lander, um banco especial, de preferencia o Erê do RJ. Acredite, esses bancos de motos trial judiam das partes baixas, e isso pode até interromper uma viagem.
Outra coisa, pesquise no site HighLanders um reforço que os caras inventaram para a traseira não quebrar com o peso do bauleto, coisa que infelizmente acontece com frequencia na Lander.
Se puder te ajudar com algumas dicas sobre a moto e sobre a viagem é só falar.
Qq coisa me escreve no uol que aí eu vejo mais rápido. pado2734 arr uol
Abraço
Obrigado pelas dicas preciosas, anotei o e-mail e vamos mantendo contato.
ResponderExcluirvaleu