Meu Blog de aventuras

Leia o Blog a partir das primeiras postagens


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A alimentação durante a viagem.

Seria bem legal, poder jantar todas as noites em que estarei viajando em um bom restaurante, acompanhado por uma boa garrafa de vinho argentino ou chileno, só que tal luxo pode aumentar em muito os custos da viagem, pensando nisso busquei alternativas de baratear esse quesito e encontrei uma boa alternativa, que substitui com grande vantagem o bom e velho miojo ou o pão com mortadela, é a comida liofilizada.

Comida Liofilizada… o que é isso?


Comida liofilizada??? Que diabos é isso? Sim, eu me fiz essa pergunta quando ouvi falar da Liofoods  pela primeira vez. Para responder essa pergunta de forma segura e técnica, ninguém melhor do que a “mãe da criança“, proprietária da fabrica e fundadora da primeira marca de comida liofilizada do Brasil.


” O processo envolve dois métodos confiáveis de conservação de produtos biológicos – congelamento e secagem - não utiliza conservantes ou produtos químicos e o controle de umidade é realizado por sublimação. Este processo, se comparado a outros meios de desidratação, mostra que preserva células, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30°C, e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando num produto final com estrutura porosa livre de umidade.
Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas – forma, cor, aroma e sabor – e quando conservados adequadamente, mesmo à temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Desta forma, obtêm-se produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira, apesar de a legislação brasileira permitir dois anos de validade.

Outro efeito importante é a diminuição de peso e volume, além da possibilidade de manusear alimentos que, naturalmente, são perecíveis, sem necessidade de refrigeração, facilitando operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição.”

Rose Berkka


O grande barato dessa técnica é que se pode liofilizar quase tudo, por isso a variedade de pratos é absurda, vai desde aves e peixes a sorvete. Pensando em quem pratica esportes outdoor, duas características da comida liofilizada fazem toda a diferença: peso e volume. Sem água o alimento fica muito, muito leve e compacto.

E para rehidratar? muito fácil… só jogar água. Veja bem, só jogar água, não precisa cozinhar pois a comida já está pronta.
Eu já experimentei e por isso mesmo estou falando sobre o produto. Almocei um strogonoff de frango com arroz e batata. A batata não estava muito saborosa, mas o arroz e o strogonoff estavam perfeitos… fiquei imaginando um jantar em um platô sem o miojo e sim com um belo strogooff de frango… muito maneiro!



 Imagine você estando em um acampamento no meio do nada e saboreando um delicioso risoto.

Por Kiko Araujo



8 comentários:

  1. Comecei a ler seu blog por esta postagem. Depois vi uma fotos de sua Lander azul em outro post no RR. Me deu a ideia de também começar a planejar uma ida ao Atacama com meu filho. Ele é fã da XRE 300, eu prefiro Yamaha, pensei em ir de Teneré 250 e ele de XRE. Podíamos fazer na prática um comparativo, né? O que é que você acha?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nestor, que bom que vc gostou do Blog e que ele serviu de inspiração p/ vc planejar essa grande viagem com seu filho. Tenho alguns pontos ainda a definir em minha programação, principalmente com relação à volta, mais vamos mantendo contato.
    Quanto às motos, acho que tanto uma quanto a outra vão muito bem principalmente por conta da injeção eletrônica, sendo que por relatos que li, a Lander ou Te 250cc levam vantagem na economia de combustível de resto vão empatando em tudo.

    ResponderExcluir
  3. meu que legal, gostei dessa comida, de vez em quando a patroa, eu e alguns amigos vamos passear em lugares onde nao tem pontos para comer... essa comida salva a patria..hehe
    mas e o valor deve ser cara...

    ResponderExcluir
  4. Olá tedy, a qualidade é ótima e tem grande variedade e quanto ao preço, é bem em conta, sai mais barato que a maioria dos restaurantes.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. uhuuu...tem um lugar aqui em joinville-sc que vende vou comprar pra ver se eh boa mesmo, se for boa eu economizo na viagem hehehe

    ResponderExcluir
  6. Olá Pessoal,

    A loja virtual "Comida Desidratada" está vendendo comidas liofilizadas à preços imbatíveis !!!
    Acesse http://www.comidadesidratada.com.br para conferir.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber onde fica esta loja em Joinville (SC), que o comentarista tedy indicou, Agradeço a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, realmente essa loja que o "tedy" comentou eu não sei, agora o site que o Eliel comentou está ativo: http://www.comidadesidratada.com.br

      Excluir