Meu Blog de aventuras

Leia o Blog a partir das primeiras postagens


quinta-feira, 31 de março de 2011

Documentos para viajar.

Documentos Necessários.

Eu particularmente achava que a lista de documentos necessários para uma viagem internacional de motocicleta seria um grande problema, mais após alguma pesquisa pude constatar que não é bem assim e principalmente em se tratando de países que fazem parte do Mercosul a papelada fica bem pequena e a lista de documentos necessários não é nenhum bicho de sete cabeças, pois vejamos no caso da Argentina e Chile.

 Ao pensarmos em uma viagem internacional, o primeiro documento que nos vem à cabeça é o passaporte e em se tratando de uma viagem de moto a carteira de motorista, como sempre devemos andar com o RG e com o documento da moto, pronto está feito, simples assim. A essa lista devemos apenas acrescentar um seguro chamado “Carta Verde”.

Outros documentos podem ser acrescentados à lista a fim de evitar problemas ou adiantar o lado frente alguma burocracia, são eles:

- PID: Permissão Internacional para Dirigir.
- CIVP: Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.



Documento de Identidade
RG


O documento de Identidade, ou simplesmente RG, é aceito por acordo internacional, no Mercosul e na maioria dos países da América do Sul e deve ter a emissão recente, com uma foto atual, não se aceitando documentos de identidade de classe como CRC.



Carteira Nacional de Habilitação
CNH


A Carteira Nacional de Habilitação, também é aceita por acordo internacional, no Mercosul e na maioria dos países da América do Sul e deve estar dentro de seu prazo de validade, não servindo como documento de identidade, sendo sempre necessário a apresentação do RG.



Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é o documento de porte obrigatório usado no Brasil e o mesmo deve estar em nome do condutor, no caso do veículo estar alienado e em nome de uma instituição financeira o mesmo deve ser acompanhado de uma autorização por parte da empresa credora, onde consta a data de inicio e termino da viagem bem como o roteiro sendo que a mesma deve ser legalizada nos devidos consulados. Então para facilitar é melhor a moto estar no nome do condutor.



Passaporte


Nos países do Mercosul o uso do passaporte não é obrigatório, mais ele adianta o lado na aduana, pois com ele evita-se o preenchimento de formulários, além dos carimbos servirem de lembrança da viagem.

O passaporte deve ser solicitado junto a Polícia Federal, onde após se preencher um formulário eletrônico, se paga uma guia de recolhimento, também emitida eletronicamente e apresenta-se uma lista de documentos no local e data agendados, para posterior retirada do passaporte.

Link da Polícia Federal:




Permissão Internacional para Dirigir
PID


Por determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a PID passa a ser padronizada e emitida diretamente pelos órgãos estaduais de trânsito.
Quem for viajar para o exterior e pretende dirigir deve providenciar junto ao Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) ou às Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) a nova PID (Permissão Internacional para Dirigir).
A PID será aceita em mais de cem países, porém não será válida para circular em território nacional, portanto, não substitui a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e terá a mesma categoria, restrições médicas e validade da Carteira Nacional de Habilitação.

Link do DETRAN-SP:




Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia CIVP


O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças ele é emitido pela ANVISA em um de seus postos localizados, por exemplo, em aeroportos ou rodoviárias.
É necessário para a emissão do documento a apresentação de documento de identidade, carteira de vacinação e assinar o documento pessoalmente.
Observações importantes, o prazo de imunização da vacina contra febre amarela é de dez dias no mínimo e agiliza-se o processo de emissão do CIVP se o solicitante preencher o cadastro da ANVISA pela internet previamente.

Link da ANVISA:



Seguro Carta Verde


É um seguro tipo o seguro obrigatório, aquele que somos obrigados a pagar aqui no Brasil, só que ele é valido só no exterior é o motivo de muito dissabores para quem vai viajar e não se “lembra” de fazer, é contratado por um determinado período, é feito por seguradoras e algumas instituições financeira.

Link da seguradora:



Nenhum comentário:

Postar um comentário