Meu Blog de aventuras

Leia o Blog a partir das primeiras postagens


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Terceiro e quarto dia de viagem.

Viagem virtual
3º dia de viagem
Resistência x Salta


Chaco
Uma Argentina diferente, de tudo que já imaginei.

 Foto de um Argentino morador da região.
Não é o que você esperava, né?

O Chaco Argentino é uma região geografica da Argentina que é formada por cinco regiões administrativas do país, a provincia propriamente dita, Chaco, Formosa, a parte mais ao norte de Santa Fé, Santiago del Estero e o lado leste de Salta.

Ainda lembro de minha professora de geografia do tempo do colégio Dna. Kazue, falando que essa região estaria para a Argentina, assim como o Nordeste está para o Brasil, com a diferença de eles estarem muito longe do mar. Só com essa afirmação já dá para tirarmos algumas conclusões; É semi-arido, logo é muito pobre e esquecida pelo governo, a população é mestiça, a temperatura, uma delícia, pois pode oscilar entre -7°C no inverno a 47°C no verão.

Estarei passando pela provincia do Chaco saindo de Resistência que é a capital dessa provincia no terceiro dia de viagem, que por sinal será o dia com a maior quilometragem,  823 km, praticamente no plano e em linha reta, por estar no verão encontrarei muito calor e insetos em profusão, não pretendo dormir aí, por isso pretendo passar direto e chegar em Salta, já subindo rumo as Cordilheiras.

Em um dia, 823 km e mais três províncias.

4º Dia de Viagem. 
Salta
“A Linda” em tradução livre do dialeto indígena.

Pois é o quarto dia de viagem deve ser um dia de...digamos assim....descansar!
Não sei se descansar seria a palavra certa, pois em um dia terei que decifrar uma cidade de quinhentos mil habitantes, uma cidade única tanto pelo estilo de suas construções como pela sua localização.
Fundada em 1582 pelo espanhol Hermano de Lerma, localizada a 1.187 metros acima do nível do mar, com uma população de origem hispânica, italiana, arabe e indígena. Salta é uma das cidades argentinas mais visitadas por turistas de todo o mundo. Fundada no ano de 1582, conserva sua arquitetura, tipicamente colonial, com numerosos edifícios dos séculos XVIII e XIX; entre eles, o Cabildo, a Igreja de San Francisco e o Convento San Bernardo. Outras atrações são o Mercado Artesanal, o Cerro San Bernardo e o Trem das Nuvens.
Acho que se o norte da Argentina fosse um país, Salta seria sua capital, desde a primeira vez que vi essa cidade nas fotos dos relatos de viagem que li, tenho vontade de ir lá e de conhecer seu povo.

Pontos imperdíveis em Salta.

Convento San Bernardo:
É a construção religiosa mais antiga da cidade sua construção original data de 1620, seu portal foi construido por aborígines.



Mercado artesanal:
Inaugurado em 1968, é considerado o primeiro mercado artesanal da Argentina. Em suas barracas oferecem-se diversos produtos tradicionais saltenhos, como cestas e leques, instrumentos musicais bombos, quenas, charangos (carapaça de tatu) -, tecidos originais e artesanatos de couro. Também vendem-se produtos comestíveis e vinhos regionais.

Catedral Basílica de Salta:
Foi construída em 1858 em substituição da antiga Catedral, destruída por um incêndio. Conta com um altar laminado em ouro com as imagens do Senhor e a Virgem do Milagre, os padroeiros da cidade, e o Panteão das Glórias do Norte.

Penhas:
As penhas folclóricas da cidade abrem suas portas até altas horas da noite, sendo a melhor opção para escutar a tradicional música do norte. A rua Balcarce, aos sábados, reúne várias penhas, como La Vieja Estación, La Panadería del Chuña e La Cacharpaya. Estes espaços gozam de uma grande popularidade, atraindo público local e turistas de todo o mundo.

Museu de arqueologia de Alta Montanha:
Localizado no centro da cidade, foi criado em 1999, a partir da descoberta das "crianças do vulcão Llullaillaco" encontraram-se no topo, a 6.700 metros de altura, três crianças incas congeladas que moreram há mais de 500 anos, uma das descobertas arqueológicas mais importantes dos últimos anos. Também se exibem os 146 objetos que compunham seu enxoval.

Cerro San Bernardo:
Complexo Teleférico que permite transportar os turistas até o cume aos 1454mts de altitude. No cume estão uma Cruz e uma imponente escultura de Cristo Redentor, oferecendo uma maravilhosa vista panorâmica da cidade e o Vale de Lerma.




Trem das nuvens/ Trem do sol:
Seu percurso começa na cidade de Salta e continua por entre as montanhas, ascendendo a 4.200 metros de altura. É uma autêntica obra de engenharia, conformada por: 29 pontes, 21 túneis, 13 viadutos, 2 ziguezagues e 2 “rolos”. Ao longo da viagem, os turistas podem observar os cerros multicoloridos, pequenos povoados andinos e ruínas de civilizações milenares. A viagem dura cerca de 16 horas, logo esse não vai dar para conhecer, detalhe é que no inverno o passeio chama-se, Trem das nuvens e no verão Trem do Sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário